PREVALÊNCIA DOS DIFERENTES TRANSTORNOS MENTAIS EM AMBULATÓRIO DOCENTE-ASSISTENCIAL

Autor(es): Matheus Souza de Oliveira; Matheus Luz Ruela; Nestor Moreira Neto; Patrícia Andrade Brito Santos ; Paulo Rocha Lobo; Rafael Marcelino Oliveira

Transtornos Mentais (TM), manifestações psicopatológicas que acarretam comprometimentos funcionais, segundo o relatório da OMS e da OPAS, englobam 12% da carga das doenças mundiais. Devido à imensa pluralidade de precursores desencadeadores e agravantes de um surto psicopatológico, a análise deste deve abranger desde os sinais e sintomas à vida do paciente. Destaca-se que a relação familiar é um fator intrínseco com a incidência dos TM. Após o final da década de 60, a situação familiar se agravou com a reforma psiquiátrica desencadeou uma polêmica devido a vertente desospitalizadora, que visa a reinserção dos pacientes na sociedade, contudo traz como conseqüência a sobrecarga de famílias sem estrutura e preparo para o cuidado com o paciente. Logo, o tratamento psiquiátrico deve ser realizado junto à família, contribuindo com a reforma psiquiátrica, otimizando os serviços ofertados pela instituição e melhorando o quadro clínico. No entanto, para a melhor eficácia do tratamento das doenças mentais, é fundamental identificar os TM presentes e o mais prevalente para um direcionamento adequado das condutas clínicas das instituições. Sendo assim, permitir o desenvolvimento de trabalhos práticos e científicos com base na realidade das demandas do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana é intuito dessa pesquisa, que será realizada mediante as diretrizes da resolução 196/96 CONEP/MS e da aprovação pelos comitês de ética. Para isso será realizada a coleta de dados dos prontuários, a classificação dos TM identificados segundo o CID-10, a comparação das freqüências de TM em relação ao sexo e idade, descrição da prevalência dos TM em relação ao estado civil, escolaridade e raça. Dados estes que serão analisados pelo test t student e do qui quadrado, para geração de gráficos e análise destes.

Palavras-chave: prevalência; transtornos mentais; instituições de assistência ambulatorial