PROGRAMA CRIANÇA ZERO CÁRIE

Autor(es): Iris de Souza da Costa; Laís Oliveira Gomes; Antístenes Albernaz Alves Neto; Ana Carla Robatto Nunes; Viviane Maia Barreto Oliveira

O tratamento da doença cárie baseou-se por muito tempo na execução de procedimentos restauradores de cavidades nas superfícies dentárias, o que requer investimentos altos e tempo para sua conclusão limitando, dessa forma, o atendimento de um número elevado de pacientes. Porém, a execução de controles periódicos os quais proporcionam o reforço das medidas preventivas e educativas é de suma importância para evitar a recorrência e aparecimento de novas lesões de cárie. A idealização e implementação do Programa Criança Zero Cárie, visa proporcionar o controle dos pacientes que já apresentam os seus tratamentos restauradores finalizados através de medidas não invasivas e do processo educativo, proporcionando a perpetuação do equilíbrio microbiológico e bioquímico da cavidade bucal e consequentemente na manutenção da sua saúde bucal. Participarão desse estudo longitudinal transversal crianças de 3 a 12 anos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública que apresentam seus tratamentos restauradores finalizados. Estes serão submetidos a perguntas sobre os fatores preditores de risco, ao índice de Green & Vermellion e o índice de placa corada modificada sendo atribuídas pontuações específicas que serão somadas resultando em um escore final que indicará o risco a doença cárie e se o retorno será mensal, trimestral ou semestral. Após a análise desses índices a criança receberá instrução de higiene oral, profilaxia profissional e aplicação tópica de flúor. Ao final espera-se que os participantes não desenvolvam novas lesões de cárie durante o acompanhamento no mesmo, e que através de informações educativas e medidas de promoção de saúde bucal espera-se que possa haver o controle da doença cárie, com redução do grupo de alto e médio risco e aumento da disponibilidade de vaga para atender os pacientes que apresentam a doença cárie em atividade, da comunidade do distrito Cabula-Beiru.

Palavras-chave: Cárie, Prevenção, Promoção de saúde bucal