O GRUPO DE ESTUDO COMO UMA FERRAMENTA ALTERNATIVA DE APRENDIZADO

Autor(es): Flávia de Araújo Sena; Flávia Cristina Barbosa Lacerda; Mirella Pinho e Souza Coelho; Tammy Cristinne Freitas Marques; Lisana Nunes Simões

Visando melhorar o desempenho acadêmico dos discentes do curso de Biomedicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, foram criados grupos de estudo, fundamentados no estudo contínuo, com o intuito de incentivar discussões e aperfeiçoar os conhecimentos obtidos em sala de aula através de encontros semanais. Os componentes curriculares: Bioquímica Metabólica, Genética de Populações e Evolução e Microbiologia Clínica foram escolhidos com base nas dificuldades enfrentadas pelos alunos do 3º e 5º semestres, tendo iniciado suas atividades no mês de abril e encerrado no mês de junho de 2011. Os temas dos encontros eram escolhidos semanalmente, levando em consideração os assuntos abordados nas aulas dos respectivos componentes. As atividades desenvolvidas compreendiam três etapas, sendo a primeira delas a do Estudo Individual, onde os alunos revisavam o assunto ministrado na aula, a segunda etapa compreendia a Fixação do Conteúdo, na qual materiais como slides e vídeos explicativos eram utilizados a fim de ilustrar e esquematizar o tema que estava sendo abordado. Por fim, chega-se a última etapa nomeada de Discussão, nesta fase os integrantes podiam participar ativamente de maneira que, ao mesmo tempo em que o assunto era revisado, dúvidas e questionamentos eram levantados, o que consolidava o conhecimento adquirido e desenvolvia o pensamento crítico dos participantes. Com a periodicidade dos encontros, juntamente com o estudo contínuo, os integrantes puderam expandir e consolidar seus conhecimentos, além de exercitar a capacidade de expor os assuntos de maneira clara e ordenada de forma que o leitor ou ouvinte pudesse compreender, adequadamente, o assunto exposto.

Palavras-chave: grupo; estudo; metodologias