PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PORTADORES DE DIABETES TIPO II DE UNIDADE DE SAÚDE DE SALVADOR

Autor(es): Karine Espirito Santo Moreira

O presente trabalho é a fase inicial do projeto financiado pela Fundação de Amparo à pesquisa da Bahia, que tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre características sócio-demográficas, hábitos de saúde e perfil antropométrico de portadores de Diabetes Mellitus tipo II encontrados nas literaturas referências, com as características encontradas em uma unidade docente assistencial de Salvador. O estudo visa o embasamento de futuros trabalhos de educação em saúde direcionados para as necessidades da população local, de forma que haja um impacto positivo na redução das complicações,no número de internamentos e recuperação da saúde com conseqüente melhora da qualidade de vida. A metodologia consistirá em uma revisão bibliográfica e aplicação de um questionário aos pacientes acompanhados na unidade docente assistencial da cidade do Salvador, neste questionário serão abordando os aspectos a serem estudados, como: identificação dos fatores de riscos e a incidência de complicações de curto, médio e longo prazo por meio de tabulação de dados. Espera-se encontrar uma elevação numérica de adultos jovens com este tipo de diabetes e a existência de algum tipo de complicação (micro ou macro vasculares), como já descrito na literatura. O ministério da saúde registra uma prevalência de 5,8% do diabetes tipo II na população acima de 18 anos e 500 pessoas recebem por dia o diagnóstico dessa doença, esta elevação é certamente conseqüência das modificações do estilo de vida das pessoas, relativas as modificações nos hábitos alimentares, com aumento de consumo de gordura e açúcar, diminuição da prática de exercício, obesidade, aumento no estresse, além de fatores relacionados com a genética.

Palavras-chave: diabetes mellitus; perfil epidemiológico; fatores de risco