COMPARAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE OXIGÊNIO (VO2) MÁXIMO OBTIDO E ESTIMADO NA ERGOESPIROMETRIA EM MULHERES COM EXCESSO DE PESO.

Autor(es): Luiz Agnaldo Pereira de Souza; Maria de Lourdes Lima De Souza e Silva; Ana Marice Teixeira Ladeia; Armênio Guimarães

Introdução: Entender a importância da aptidão física no cuidado de pacientes com excesso de peso é importante para uma efetividade do tratamento desse tipo de paciente, que tem o exercício físico como importante instrumento para auxiliar perda de peso e, consequentemente, diminuir risco cardiovascular do paciente. O teste ergométrico pode ser utilizado para quantificar essa aptidão física, pois, além de poder avaliar alterações cardiovasculares, fornece o dado do consumo máximo de oxigênio (VO2máx), um índice objetivo da aptidão ao exercício físico. Outra possibilidade de avaliação da aptidão física é o teste ergoespirométrico que, além da avaliação cardíaca, quantifica o VO2max de forma direta. Atualmente, existe a dúvida da real validação do cálculo estimativo realizado pelo teste ergométrico para a estimativa do VO2 máximo e fica imperativa a avaliação desse método para a realização de um melhor acompanhamento dos pacientes. Objetivo: Comparar os valores de VO2 máximo obtido e estimado no teste ergoespirométrico em mulheres com excesso de peso e verificar se o dado obtido é equivalente ao estimado. Metodologia: transversal, descritivo e analítico, com uma população de mulheres que, procuram, por demanda espontânea, o ambulatório de excesso de peso do ADAB e que realizaram o teste ergoespirométrico. O programa estatístico a ser utilizado será o SPSS 17 e as variáveis contínuas serão expressas como média e desvio padrão, e as categóricas em proporção. Teste de correlação de Pearson ou Spearmann para variáveis paramétricas e não paramétricas (respectivamente)Teste t de Studdent ou Mann Whitney na comparação de médiasTeste do qui quadrado na comparação de proporções. Resultados esperados: Espera-se que, de posse dos dados do VO2max obtido e do estimado na ergoespirometria se possa encontrar uma diferença entre esses valores e com isso poder questionar o método atualmente empregado (o teste ergométrico) para avaliar o VO2max.

Palavras-chave: Ergometria Ergoespirometria VO2máx

voltar
Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

Av. Dom João VI, 274 - Brotas - CEP: 40285-001
Salvador/Ba Tel: 2101-1900 Fax: 3356-1936
http://www.bahiana.edu.br