ASPECTOS MORFOLÓGICOS DA MATRIZ EXTRACELULAR EM LESÕES INFLAMATÓRIAS BUCAIS

Autor(es): Alena Ribeiro Peixoto Medrado; Sílvia Regina Almeida Reis; Kariza Jargenf Diniz Correia

No contexto das lesões inflamatórias bucais, embora muita ênfase tenha sido dada ao estudo do processo inflamatório propriamente dito, poucos relatos na literatura tem documentado as modificações que ocorrem na matriz extracelular destas patologias, em especial a expressão dos diferentes tipos de colágeno e das fibras elásticas presentes nestas lesões. A presente investigação intenciona caracterizar a expressão destas proteínas fibrilares nas quatro lesões inflamatórias mais prevalentes da cavidade oral, a saber, hiperplasia fibrosa inflamatória, granuloma piogênico, cisto radicular e granuloma periapical, possibilitando uma maior compreensão dos processos subjacentes de síntese e remodelamento. Neste estudo de corte transversal, todos os casos de hiperplasia, granuloma piogênico, granuloma periapical e cisto radicular serão recuperados do arquivo da Disciplina de Patologia Bucal, do curso de Odontologia, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, Brasil, abrangendo um período de 5 anos, de 2007 a 2012. Após revisão das fichas de biópsia catalogadas, serão escolhidas as lesões hiperplásicas e inflamatórias que possuírem bloco de parafina apropriado para o preparo de novas secções, selecionando, assim, 10 casos de cada uma das lesões citadas. As secções teciduais obtidas serão coradas com Sírius vermelho para análise da matriz colagênica e Orceína de Weigert para a caracterização das fibras elásticas. Espera-se avaliar o padrão de organização destes componentes fibrilares nas lesões selecionadas para o estudo.

Palavras-chave: matriz extracelular; lesões iflamatórias; bucais