ADESÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Autor(es): QUEILA BORGES DE OLIVEIRA

É inegável a contribuição dos processos avaliativos na qualificação dos cursos de graduação que se encontra em plena fase de expansão. Essa contribuição torna-se evidente quando a educação superior é desafiada a romper paradigmas que a colocam na direção de uma formação com pertinência social e coerência com as Diretrizes curriculares Nacionais. Com aprovação das DCN dos cursos da área de Saúde, e especificamente dos cursos de graduação em Enfermagem, pode ser considerada resultado de uma importante mobilização dos educadores e entendida como reflexo das tendências internacionais que propõem inovações na formação dos profissionais de saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) fornecem a cada área de formação profissional, as bases para o exercício profissional, definindo o perfil e competências a serem alcançadas, e ressaltando a necessidade de flexibilidade dos currículos de graduação, de modo a permitir projetos pedagógicos inovadores. A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública atenta a esta demanda e preocupada em formar profissionais de saúde de qualidade vem construindo os projetos pedagógicos dos seus cursos (PPC), de forma a se apropriar das DCNs nos seus projetos. O desafio na reelaboração dos PPC primeiramente esta restrita à adesão aos termos que integram as DCN, entretanto consideramos que para que as DCNs se tornem realidade é preciso à contextualização das condições de saúde da população, da rede de saúde onde se trabalhará, da identidade do curso, assim como o perfil do egresso afinado às necessidades sociais e sanitárias, locais e regionais. Entendemos que para participar ativamente da construção desse novo perfil de profissional para as carreiras da saúde se torna necessário a adesão e mudanças no perfil dos docentes, com a construção de um importante espaço de reflexão dos docentes com relação a sua prática e capacitação para o exercício deste novo pensar/agir. Este é o desafio!

Palavras-chave: ; DIRETRIZES CURRICULARES; ENFERMAGEM

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Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

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