O ENSINO DA BIOÉTICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA EBMSP

Autor(es): queila borges de oliveira

O profissional de saúde que as Escolas e Universidades pretendem formar exige dos Estudantes um compromisso social, consciência de seus atos durante suas práticas laborais, integração com o público alvo, assim como um comportamento que seja pautado no âmbito ético e moral. No entanto, a formação de profissionais, na atualidade, tem sido muito voltada para o atendimento fragmentado e hospitalocênctrico. Desta forma, a intenção é refletir no ambiente acadêmico sobre os princípios da bioética, sua lógica e forma processual de construção das práticas de saúde exercitadas por estudantes. O momento é de transição social paradigmática onde a sociedade, ora questiona sobre os melhores valores a serem aplicados na lida diária profissional, ora inverte estes mesmos valores por descuido, descaso, etc. A bioética é um novo campo do saber que se caracteriza pelo resgate de valores humanísticos que unifica saberes de outras áreas de conhecimento. É necessário, portanto, repensar as ações dos profissionais de saúde, sua formação e principalmente a compreensão da construção de seus valores neste século.

Palavras-chave: Bioética; Ensino; Saúde.