GRUPOS DE ESTUDO - É POSSÍVEL MELHORAR A APRENDIZAGEM E DIMINUIR A REPETÊNCIA?

Autor(es): Yasmin Cristine Azevedo Pereira; Caio Luis Gomes Vieira; Paula do Patrocínio Dias; Constantino Riosmuiños Neto; Laise Carvalho Lomba; Paulo Xavier Nascimento

Os estudantes do terceiro e do quinto semestres do curso de Biomedicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que participam do Programa de Educação Tutorial (PET), tiveram a iniciativa de montar grupos de estudos com os discentes interessados em aprofundar e aprimorar os conhecimentos adquiridos nos seus respectivos ambientes de aprendizagem, bem como ajudar aqueles com real dificuldade de fixação de conteúdos. Além da finalidade de ajudar os alunos que estivessem apresentando dificuldades nos componentes curriculares: Genética de Populações e Evolução, Bioquímica Metabólica e Microbiologia Clínica, havia como objetivo diminuir a repetência nestes componentes . As atividades se iniciaram no mês de abril e encerraram-se no mês de junho de 2011, com carga horária de duas horas semanais. Os grupos discutiram os assuntos que eram abordados em sala de aula, onde cada participante teve a oportunidade de explanar o tema sob estudo, estabelecendo também uma relação horizontal de aprendizagem. Os primeiros 30 minutos dos encontros eram dedicados a revisão individual do assunto ministrado em aula. No momento seguinte com o auxílio de material como slides, vídeos e casos problemas, alguns deles fornecidos pelos professores, iniciava-se a discussão e ou explanação dos assuntos. Havia oportunidade para que todos se expressassem, tirassem dúvidas e discutissem cada situação apresentada, o que ajudava a fixar o conhecimento adquirido. Por meio desses encontros realizados semanalmente, juntamente com o estudo contínuo, os estudantes que participaram dos grupos puderam ir além do que era exposto em sala de aula e consolidar seus conhecimentos, além de exercitar a prática da oralidade, fazendo com que o ouvinte pudesse compreender o que estava sendo discutido.

Palavras-chave: grupo; estudo; aprendizagem