O ECODOPPLERCARDIOGRAMA DE OBESOS INDICADOS PARA TRATAMENTO CIRURGICO DA OBESIDADADE

Autor(es): Matheus Souza de Oliveira; Tainã Rocha Barreto; Maíra Gonçalves Correia Silva; Ceila Beatriz Oliveira Menezes; Lorena Menezes Caldas; Alice Oliveira Santos

Introdução: Estudos já descreveram modificações anatomofuncionais no coração do obeso. Contudo, não está claro qual o impacto da obesidade nos diâmetros cardíacos, na massa do ventrículo esquerdo e na função sistólica do ventrículo esquerdo, em homens e mulheres obesos com indicação de tratamento cirúrgico da obesidade, em diferentes populações. Objetivos: Descrever os achados do ecodopplercardiograma de obesos indicados para tratamento cirúrgico da obesidade, em uma unidade de referência em Salvador - Bahia; avaliar a associação entre os diâmetros das câmaras cardíacas, massa do ventrículo esquerdo e fração de ejeção, com idade, índice de massa corpórea, circunferência abdominal e tempo de obesidade. Métodos: Estudo transversal. A população será constituída de obesos com indicação de tratamento cirúrgico da obesidade, atendidos em uma instituição de referência em Salvador, BA, no período de março de 2010 a marco de 2011. A amostra foi estimada em 133 pacientes. Critérios de Inclusão: obesos com indicação de tratamento cirúrgico da obesidade. Critérios de Exclusão: cirurgia para tratamento cirúrgico da obesidade prévia e ausência de dados no prontuário. Os dados serão colhidos dos prontuários médicos. As variáveis de interesse serão demográficas, biológicas e do ecodopplercardiograma. Análise Estatística: estatística descritiva, teste t de Student e Mann Whitney para comparação de variáveis numéricas e Qui Quadrado para proporções, software SPSS v.17.0. Aspectos Éticos: A pesquisa será conduzida obedecendo a Res. 196\96 CNS\MS e o protocolo de pesquisa será submetido ao CEP-EBMSP\FBDC. Resultados Esperados: Espera-se encontrar elevada prevalência de alterações do ecodopplercardiograma, com predominio de aumento dos diâmetros do atrio e ventrículo esquerdo, da massa do ventrículo esquerdo, e provável associação entre os achados e a idade, tempo de obesidade e nível de IMC.

Palavras-chave: obesidade; ecodopplercardiograma; tratamento cirúrgico; cirurgia bariátrica.