SAÚDE BUCAL DE PRÉ- ESCOLARES DE LUANDA E SALVADOR

Autor(es): Gabriela Stélia Cirilo de Araújo

Baseado na alteração dos paradigmas da odontologia de um enfoque curativo dos problemas bucais para um olhar mais dinâmico dos determinantes do processo saúde doença, propósitos, como medidas de prevenção e promoção são preconizados precocemente para que se possa impedir ou minimizar os principais problemas de saúde bucal que afetam a população. A escassez de estudos acerca da saúde bucal das crianças de Angola leva a crer que, assim como no Brasil, má oclusão, cárie, fluorose e traumatismo dental também se destaquem entre os problemas de maior prevalência na odontologia. Entretanto, em Angola os problemas bucais estão agravados por estarem fora do alcance da grande maioria da população, por haver pouca oferta de serviços públicos e elevado valor do tratamento privado. No Brasil existem bastante dados de abrangência nacional, sobre a epidemiologia da cárie dentária, fluorose e outros fatores que acometem a saúde bucal de crianças. Sabe-se da grande importância desses dados para a população, pois a partir deles há a possibilidade de efetuar medidas de promoção, prevenção, tal como de realizar estudos comparativos a nível nacional ou internacional. O objetivo desse estudo é verificar a presença de placa visível, cárie e fluorose dentária em pré-escolares da rede pública em Luanda (Angola) e Salvador- Bahia. O desenho de estudo será do tipo corte transversal, em uma amostra de conveniência nas duas localidades. Após instrução de higiene oral e da escovação supervisionada, o exame clínico será nas crianças previamente sorteadas. Após tratamento estatístico dos dados, poder-se-á comparar as populações em questão, para que haja contribuição de maneira significativa no planejamento, principalmente, na incorporação de medidas de promoção e prevenção de agravos a saúde bucal dos pré-escolares das regiões examinadas. O projeto foi submetido ao CEP- Bahiana(090/11).

Palavras-chave: saúde bucal; pré-escolares; angola; brasil