PROJETO ADOLESCENTE EM AÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL COSME DE FARIAS.

Autor(es): Vanessa Abreu Fontanelli; Paula Braga Lima Almeida; Tatiane Lima Menezes Barreto

A adolescência é considerada a fase de transição entre a infância e a idade adulta e se caracteriza por mudanças nos aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Neste momento à atenção aos fatores de risco e proteção precisa ser redobrada, sobretudo em relação aos adolescentes que se encontram em situação de maior vulnerabilidade e expostos a ocorrência de situações violentas. A prevenção através do auto-cuidado, preservação da saúde, combate à violência, ao uso de drogas e maus tratos; em relação a si, a família e dentro de seu contexto social são aspectos a serem desenvolvidos e superados. Nesse processo a escola surge como um lugar de destaque sendo um espaço de trocas, de ações democráticas, de socialização além de importante fonte de apoio social e afetivo. Dentro desta perspectiva, o Projeto Adolescente em Ação, foi idealizado pelas estagiárias do quinto semestre do curso de Terapia Ocupacional da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), durante o Estágio de Atenção à Saúde Integral da Criança e Adolescente. O projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual Cosme de Farias localizado na comunidade de mesmo nome na cidade de Salvador, Bahia. Os encontros com os adolescentes ocorreram duas vezes por semana, as terças e quintas-feiras, com duração de 40 minutos, no período compreendido entre 10 de maio a 14 de junho de 2011. Os temas Bullying e Sexualidade, discutidos durante os encontros, foram apontados como os mais relevantes tanto pelos profissionais de educação como pelos próprios alunos. Para o tema Bullying, foram realizadas palestras e dinâmicas além da produção de uma cartilha distribuída em toda a escola. O tema Sexualidade, foi trabalhado com os alunos do oitavo ano e as ações culminaram na criação da rádio Cosme City, que abordou semanalmente assuntos relacionados ao tema para os demais alunos da instituição.

Palavras-chave: adolescência; escola; saúde; bullying; sexualidade.