PERFIL METABÓLICO DE PACIENTES OBESOS ANTES E APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA

Autor(es): Maíra Gonçalves Correia Silva; Tainã Rocha Barreto; Ceila Beatriz Oliveira Menezes; Lorena Menezes Caldas; Alice Oliveira Santos; Matheus Souza de Oliveira

Introdução: A obesidade é uma doença crônica que ocasiona mudanças no metabolismo lipídico e glicído, as quais por sua vez, implicam maior risco para doenças cardiovasculares. A cirurgia bariátrica é uma medida terapêutica que está associada não apenas a maior perda ponderal como também a melhora e até mesmo reversão de comorbidades clínicas como Diabetes Mellitus e dislipidemias.Justificativa: Uma vez que o nível de redução de glicemia em jejum e lípides, após a cirurgia bariátrica, não está descrito em diferentes populações, esta pesquisa possibilitará estudar esse aspectos em obesos assistidos num centro de referência do nordeste brasileiro bem como ampliar os conhecimentos em relação à cirurgia bariátrica.Objetivos: Avaliar o perfil metabólico de obesos antes e após a cirurgia bariátrica e correlacionar os níveis de glicemia e o perfil lipídico com IMC e idade.Metodologia: Trata-se de um Estudo Comparativo Descritivo. Serão avaliados obesos acompanhados num centro de referência de média complexidade que foram submetidos à Cirurgia Bariátrica nos últimos 12 meses, avaliando-se o perfil metabólico antes e seis meses após o procedimento. Os dados coletados serão incluídos na ficha protocolo, e transferidos para banco de dados eletrônico. A análise estatística apresentará os dados em valores absolutos, médias com desvio padrão, ou medianas com intervalos interquartílicos. Para comparação das variáveis numéricas será utilizado teste t de Student ou Mann- Whithneyi, e Qui Quadrado para proporções. O software SPSS v. 17.0, será utilizado para banco de dados e análise. Aspectos Éticos: O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da EBMSP.Resultados Esperados: Espera-se encontrar dislipidemia e elevação dos níveis glicêmicos nos obesos estudados, com redução ou normalização após o tratamento cirúrgico, e, possível associação com IMC e idade.

Palavras-chave: obesidade, cirurgia bariátrica, perfil metabólico