ACESSIBILIDADE EM SITE ACADÊMICO: UMA PORTA PARA A INCLUSÃO.

Autor(es): Vanessa Abreu Fontanelli

Atualmente diversas instituições de ensino superior têm nos sites acadêmicos uma das maiores formas de comunicação e interação com aluno. Estes locais representam uma importante ferramenta para informar, disponibilizar materiais, realizar atividades e integrar alunos e corpo docente permitindo aos seus usuários a possibilidade de acesso a conteúdos e a diversos níveis de informações. Para que estes sites atinjam seu objetivo final, a comunicação precisa ser acessível. A acessibilidade na comunicação ou informação representa, além do direito do usuário de acessar a rede de informações, o direito à eliminação de barreiras arquitetônicas e atitudinais; à disponibilidade de comunicação, ao acesso físico, a programas adequados, ao conteúdo e à apresentação da informação em formatos alternativos. Na atualidade o número de pessoas com algum tipo de deficiência tem aumentado nas instituições de nível superior. Estes locais em maioria precisam adequar-se para receber este público e assim poder oferecer ferramentas que atendam a todos de maneira universal. Objetivo: Avaliar a acessibilidade de um site acadêmico em uma instituição de ensino superior situada na cidade de Salvador, Bahia. Metodologia: Trata-se de um projeto de pesquisa de trabalho de conclusão de curso que será desenvolvido no período de março a novembro de 2012. Este estudo de cunho qualitativo envolverá uma instituição de ensino superior da cidade de Salvador, Bahia. Os sujeitos da pesquisa serão alunos com deficiência desta instituição assim como o coordenador do núcleo de Tecnologia da mesma. Estes responderão uma entrevista previamente elaborada para o estudo contendo questões que abordem possibilidades e dificuldades na utilização do site, bem como o processo de sua construção do mesmo. Resultados esperados: elaboração de estratégias para a melhoria deste tipo de tecnologia visando não só os discentes, mas toda a comunidade na construção de uma sociedade inclusiva.

Palavras-chave: tecnologia assistiva; acessibilidade, inclusão digital, sites acadêmicos, comunicação alternativa.