A IMPORTÂNCIA DO USO DE VÍDEOS NA DOCÊNCIA DA MEDICINA E NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.

Autor(es): Isadora Bulhões Maia; Victor Araújo Felzemburgh

Objetivos: avaliar a influência da utilização de vídeos na curva de aprendizagem de alunos da disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental I da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, no que se diz respeito às aulas práticas. Metodologia: A população de estudo serão alunos de medicina, que cursam o mesmo semestre, a mesma disciplina, que estão regularmente matriculados na faculdade, além dos monitores dessa disciplina escolhida. Como critério de exclusão: alunos reprovados nessa matéria e que foram transferidos de outras Universidades. Foi realizada a filmagem dos procedimentos referentes às aulas práticas da disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental I, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Os vídeos pilotos foram editados e serão oferecidos aos acadêmicos pela internet da seguinte forma: o vídeo será disponibilizado uma semana antes da aula prática com o objetivo de que o acadêmico visualize as imagens antes das respectivas aulas. Os vídeos pilotos serão avaliados durante um semestre através de questionários objetivos que servirão para aprimoramento dos mesmos; esses questionários serão veiculados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, sistema do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, disponibilizados um dia após as respectivas aulas para serem respondidos em prazo de 03 dias após a aula. Após a análise desses questionários, novos vídeos serão elaborados, gravados e editados, e neles serão acrescentados áudios, materiais de textos, imagens em 3D com simulações anatômicas, de acordo com a necessidade de cada aula, no decorrer dos 06 primeiros meses do projeto de pesquisa. Haverá controle da freqüência de acesso dos acadêmicos.

Palavras-chave: Vídeo, Ensino, Técnica Operatória, Medicina