A EXPERIÊNCIA DA METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) NO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL

Autor(es): Karla Ribeiro dos Santos

Há mais de 30 anos vem sendo utilizado à metodologia PBL (Problem Based Learning). Este método de ensino-aprendizagem baseia-se numa aprendizagem baseada em problemas reais ou simulados focalizando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Ele tem tido reconhecimento mundialmente por ter uma abordagem capaz de promover a aquisição de conhecimentos pelos alunos ao mesmo tempo em que os ajuda a desenvolver habilidades e atitudes profissionais desejáveis. Poucos estudos trazem resultados sobre a utilização desta metodologia. Esse trabalho tem como objetivo conhecer a experiência da metodologia do PBL, no curso de Terapia Ocupacional em Salvador/Bahia. Dezessete alunas do quinto e sexto semestre serão envolvidas no estudo. Será utilizado um instrumento padrão elaborado previamente para a pesquisa contendo sete questões. Estas questões abordaram aspectos relacionados aos dados sócio demográficos dos discentes, entendimentos sobre a metodologia, conhecimento sobre a metodologia, vantagens e desvantagens na utilização do PBL e contribuições do mesmo para a formação do terapeuta ocupacional. Conhecer a visão da experiência das discentes é uma importante estratégia para avaliar a metodologia de forma a assegurar a qualidade do ensino e a formação profissional. Os resultados deste estudo poderá trazer importantes referencias para demais pesquisas. Trata-se de um trabalho de conclusão de curso em fase de desenvolvimento.

Palavras-chave: PBL. Terapia Ocupacioonal. Avaliação. Aprendizagem

voltar
Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

Av. Dom João VI, 274 - Brotas - CEP: 40285-001
Salvador/Ba Tel: 2101-1900 Fax: 3356-1936
http://www.bahiana.edu.br