IMPACTO DA CIRURGIA BARIÁTRICA NA PRESSÃO ARTERIAL E FREQUÊNCIA CARDÍACA EM OBESOS

Autor(es): Ceila Beatriz Oliveira Menezes; Maíra Gonçalves Correia Silva; Tainã Rocha Barreto; Lorena Menezes Caldas; Matheus Souza de Oliveira; Alice Oliveira Santos

INTRODUÇÃO. A cirurgia bariátrica é hoje o tratamento mais eficaz contra a obesidade. Visto que, tanto a obesidade quanto as comorbidades relacionadas a ela são um problema de saúde pública de importantes prevalências no mundo, é, pois, relevante estudar o seu comportamento diante de uma intervenção como a cirurgia bariátrica. Há também uma escassez de trabalhos que mostrem como se modificam esses parâmetros em médio prazo. OBJETIVOS. Principal: avaliar o comportamento da pressão arterial e da frequência cardíaca a curto e médio prazo, em obesos submetidos à cirurgia bariátrica, em uma instituição de referência em Salvador-Bahia. Secundário: determinar a associação entre os níveis de PA e FC no final do seguimento, com a PA e FC na primeira avaliação, sexo, idade, IMC e circunferência abdominal. MÉTODOS: Estudo observacional, retrospectivo e analítico. A população estudada abrangerá 117 pacientes - homens e mulheres obesos submetidos à cirurgia bariátrica e atendidos no CEDEBA (Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia). Os dados serão coletados dos prontuários e transferidos para base de dados eletrônica. As variáveis de interesse serão avaliadas nos seguintes momentos após cirurgia bariátrica: alta hospitalar; a curto prazo - 90 dias e 180 dias; e médio prazo - 365 dias. Para a análise dos dados será realizada estatística descritiva; as variáveis numéricas serão comparadas com o teste t de Student ou de Mann-Whitney, e para comparação entre proporções utilizar-se-á o teste Qui Quadrado. Valores de p < 0,05 serão considerados estatisticamente significantes. O Software SPSS (v. 17.0) será utilizado para banco de dados e análises. A pesquisa será conduzida em obediência à Resolução 196\96 CNS\MS. RESULTADOS ESPERADOS. Espera-se encontrar uma redução nos níveis de pressão arterial e frequência cardíaca após realização da cirurgia bariátrica, com melhores níveis a médio prazo.

Palavras-chave: obesidade; cirurgia bariátrica; pressão arterial; frequência cardíaca