AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO BUCAL DE MÃES QUE CURSARAM COM PARTO PRÉ-TERMO E BEBÊS DE BAIXO PESO

Autor(es): Ludmila Dias de Carvalho

O nascimento de bebes prematuros e de baixo peso constitui um importante problema de saúde pública, contribuindo para o incremento das taxas de mortalidade infantil, o que leva ao aumento dos gastos governamentais. Apesar dos vários fatores de risco já estabelecidos para partos prematuros e nascimento de bebes de baixo peso, como infecções do trato genito-urinário, infecções e lesões bucais, podem por sua vez configurar-se em um possível indicador de risco para prematuridade e baixo peso ao nascer. A infecção e o processo inflamatório podem causar danos à placenta, restringindo, dessa forma, o crescimento fetal, ou causar hiperirritabilidade da musculatura lisa uterina causando contrações e dilatação cervical. No período gestacional a concentração de hormônios sexuais como estrógeno e progesterona alteram a composição do biofilme e o fluxo salivar, reduzindo dessa forma a capacidade do organismo em reparar e manter íntegros os tecidos intra orais. Este estudo tem como objetivo avaliar a condição bucal em mães que cursaram com parto pré-termo e nascimento de bebes com baixo peso, no IPERBA(Instituto de Perinatologia da Bahia) observando a ocorrência de enfermidades que acometem a cavidade oral e se essas enfermidades constituem mais um indicador de risco para a prematuridade e o baixo peso, realizando uma análise descritiva deste grupo. A amostra constará de 100 mães no período pos-parto imediato, será avaliada a condição periodontal, presença de cárie e lesões em tecidos moles. Esperamos que ao fim deste estudo possamos demonstrar que a saúde oral das mães que estão no período pós parto não é satisfatória e que isso tem grande relevância no desencadear de partos prematuros e bebes de baixo peso.

Palavras-chave: Condição bucal; Mães; Pré-termo