AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE DIFERENTES NÍVEIS DE OBESIDADE NO DIÂMETRO, MASSA E FUNÇÃO SISTÓLICA DO VENTRÍCULO ESQUERDO

Autor(es): Alice Oliveira Santos; Ceila Beatriz Oliveira Menezes; Tainã Rocha Barreto; Matheus Souza de Oliveira; Lorena Menezes Caldas; Maíra Gonçalves Correia Silva

Introdução: A obesidade é uma doença crônica e multifatorial que predispõe ao aumento da taxa de morbi-mortalidade. Indivíduos com obesidade são predeterminados a desenvolver alterações estruturais e hemodinâmicas que podem levar a disfunção ventricular esquerda independente de cardiopatia estrutural já instalada e hipertensão arterial sistêmica, como demonstra diversos estudos. Todavia, não está esclarecido a partir de qual nível de obesidade alterações no diâmetro, na massa e função sistólica do ventrículo esquerdo são identificadas e sua associação com outras comorbidades. Objetivos: Analisar dados do ecodopplercardiograma de diferentes níveis de obesos em uma unidade de referência do Nordeste Brasileiro; e também correlaciona-los com idade, circunferência abdominal, tempo de obesidade e outros fatores de risco cardiovascular, como hipertensão arterial sistêmica, diabete mellitus, dislipidemia, tabagismo e presença da síndrome metabólica. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, que avaliará obesos acompanhados num centro de referência em Salvador, BA. Os dados analisados serão colhidos nos prontuários, incluídos na ficha protocolo e transferidos para banco de dados eletrônico. Para a análise estatística será utilizado teste t de Student ou Mann- Whithneyi, e Qui Quadrado para proporções. O software SPSS v. 17.0, será utilizado para banco de dados e análise. Aspectos Éticos: O projeto de pesquisa obedecerá a Res. 196\96 CNS\MS e será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da EBMSP. Resultados esperados: Espera-se encontrar alterações anatomo-funcionais do coração mais intensas à medida que se eleva o índice de massa corpórea (IMC). Espera-se ainda maior prevalência de hipertrofia miocárdica, redução da fração de ejeção e aumento do diâmetro cardíaco esquerdo, principalmente nos indivíduos com maior tempo de obesidade e maior número de fatores de risco.

Palavras-chave: obesidade, ecodopplercardiograma, massa ventricular esquerda, função sistólica, índices cardíacos.