PROTOCOLO DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PARA PACIENTES NEFROPATAS

Autor(es): Alana Silva de Oliveira

Resumo INTRODUÇÃO: Insuficiência Renal Aguda (IRA) é a perda rápida de função renal devido a dano aos rins, resultando em retenção de produtos de degradação nitrogenados (uréia e creatinina) e não-nitrogenados, que são normalmente excretados pelo rim. A Insuficiência renal crônica (IRC) é a perda progressiva e irreversível das funções renais no período de meses ou anos, e definida como uma taxa anormalmente baixa de filtração glomerular, a qual geralmente é diagnosticada indiretamente pelo nível de creatinina no soro sanguíneo, sendo uma doença de elevada morbidade e mortalidade. A incidência e a prevalência da IRC tem aumentado progressivamente, a cada ano, em proporções epidêmicas, no Brasil e em todo o mundo. O tratamento para casos severos é o tratamento substitutivo composto basicamente por diálise e/ou transplante renal. O custo elevado para manter pacientes nesses tratamentos tem sido motivo de grande preocupação por parte de órgãos governamentais, que em nosso meio subsidiam 95% desse tratamento. A perda das funções regulatória e excretória dos rins causa manifestações orais e múltiplas complicações dentre elas: mucosa oral pálida com petéquias e equimoses, parotidite com aumento de volume da glândula, estomatite, gengivite, xerostomia, candidíase e fetor uremicus (hálito amoniacal), os quais têm implicações no tratamento odontológico. OBJETIVO: Esse trabalho tem o objetivo de realizar uma revisão bibliográfica para posteriormente desenvolver um protocolo de atendimento para pacientes com doença renal. METODOLOGIA: Será realizada uma revisão bibliográfica tendo como base o banco de dados do Pubmed para que, após análise, seja possível elaborar um protocolo de atendimento odontológico dos pacientes com doença renal atendidos no ambulatório de Odontologia da EBMSP. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se obter um número expressivo de referências que possam embasar a elaboração do referido protocolo de atendimento odontológico.

Palavras-chave: Insuficiência renal, tratamento odontológico, nefropatia