PROJETO: CAPACITAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS EM PRIMEIROS SOCORROS EM INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE ENSINO INFANTIL.

Autor(es): Raissa Nadejda Almeida Carneiro; Renata Martins Almeida; Daniela Cardoso Machado

A partir de uma revisão de literatura sobre acidentes envolvendo crianças no ambiente escolar e tendo como base a importância de se conhecer práticas de primeiros socorros ao se trabalhar com crianças, o Projeto Capacitação de Funcionários em Primeiros Socorros em Instituições Particulares de Ensino Infantil tem como finalidade a análise de dados, recolhidos nas Instituições Particulares de Ensino Infantil de Salvador, acerca dos acidentes mais freqüentes envolvendo crianças. Escolheu-se a faixa etária de zero a seis anos por ser o período em que o desenvolvimento cognitivo e social da criança acontece e por isso a preocupação com a segurança e conforto deve ser redobrada. O projeto também se propõe a avaliar o nível de conhecimento em Primeiros Socorros, frente a esses acidentes, dos professores e funcionários dessas escolas para reconhecer os possíveis equívocos cometidos bem como desenvolver um pensamento de prevenção do acidente, permitir a identificação dos principais fatores relacionados à ocorrência de acidentes, para que seja possível reduzir, no ambiente escolar, as situações de risco. A partir da análise dos dados será aplicado um questionário baseado no número de ocorrência dos acidentes e nos relatos dos profissionais a fim de selecionarmos os temas mais relevantes e que mais apresentarem dúvidas com relação à conduta a ser tomada. A proposta do projeto então é, após aplicação do questionário, a administração de um Curso de Primeiros Socorros, que será realizado através do Projeto de Extensão Primeiros Socorros para Todos, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Primeiros Socorros (NEPPS), da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Por fim, será aplicado o mesmo questionário para ser avaliado o aproveitamento dos profissionais que realizaram o curso.

Palavras-chave: Primeiros socorros, acidentes, crianças, escolas, professores