AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE DE UM BIBLIOTECA PÚBLICA EM SALVADOR/BAHIA.

Autor(es): Tatiane Lima Menezes Barreto

O acesso as diversas instituições públicas é um direito de todos. É indispensável à presença de normas de acessibilidade que permitam o acesso a todos com equidade e igualdade. Qualquer processo de restrição a estes espaços poderá trazer impacto no contexto, cultural, social e econômico de seus usuários bem como exclusão social. Embora haja leis que regulamente a questão da acessibilidade, ainda são poucos os espaços que comtemplam critérios de acessibilidade. Em Salvador/Bahia existem vários espaços culturais e artísticos que ainda não estão preparados para receber pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. São necessários estudos de avaliação das condições de acessibilidade a estes espaços,proporcionando reflexões sobre as dificuldades ao acesso devido as barreiras físicas e arquitetônicas,assim como, o repensar de práticas que favoreçam a inclusão social,o acesso a informação,cultura e lazer, contribuindo para promoção da qualidade de vida à todos.OBJETIVO: avaliar a acessibilidade de uma biblioteca pública em Salvador/Bahia. METODOLOGIA: trata-se de um projeto de pesquisa de trabalho de conclusão de curso que será desenvolvido no período de março a dezembro de 2012. O campo de estudo será uma biblioteca pública de Salvador. Participarão da pesquisa, três deficientes que freqüentam a instituição, um funcionário e a coordenação da biblioteca. Será construído um roteiro de avaliação da acessibilidade dos espaços físicos existentes conforme a norma de acessibilidade vigente. Questionários serão aplicados aos participantes da pesquisa,serão feitos registros fotográficos da arquitetura dos espaços físicos internos e externos da instituição. Resultados esperados: conhecimento e socialização da acessibilidade do local, construção de estratégias de acessibilidade dos ambientes avaliados que poderão ser implementadas na biblioteca.

Palavras-chave: acessibilidade, espaço público, deficientes, inclusão.

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Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

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