AVALIAÇÃO DE UM MINICURSO DE SUTURAS PARA ESTUDANTES DE MEDICINA NA CIDADE DE SALVADOR - BA

Autor(es): Douglas Lopes Travassos; Daniela Cardoso Machado; Rômulo Bagano Meneses

Objetivos: Avaliar a eficácia do minicurso de suturas na emergência promovido pela LT-EBMSP, observada através das opiniões e de uma nota de aproveitamento maior ou igual a 6,7 na prova teórico reflexiva. Materiais e métodos: Estudo tipo corte transversal. Amostra teste composta por 48 estudantes da graduação de Medicina que participaram do curso de suturas oferecido pela Liga do Trauma. Divididos em dois grupos: 1 - Fizeram o curso e não tinham experiência prévia (n=36); grupo 2 - fizeram o curso, mas tinham experiência prévia na área (n=12). Os dados foram coletados por aplicação, após o curso, de dois questionários: Teste teórico com 9 questões objetivas referentes ao conteúdo abordado e uma avaliação subjetiva em 5 níveis sobre o curso.. Grupo controle: 12 alunos do 4º semestre sem experiência e que não realizaram o curso responderam à avaliação. Análise feita por testes de estatística descritiva, adotando-se as medidas usuais de cálculos de tendência central, dispersão e de frequências. Resultados: No grupo 1 a nota média foi de 8,4 da prova, com valor p<0,0001. Todos com nota superior ao esperado. Não houve diferença estatística significante entre os grupo de alunos que fizeram o curso: grupo 1 e 2. O grupo controle obteve média de 4,1, sendo que 84% não atingiram a nota mínima. Quanto ao questionário subjetivo, matérias, indicações e técnicas tiveram os melhores resultados (76% das respostas). Anestesia, prática em língua de boi, cuidados básicos e pontos receberam as melhores avaliações (87%). Nenhum tópico foi avaliado como ruim. Simulação de atendimento teve a menor nota. Conclusão: O ótimo resultado tanto no teórico quando no subjetivo comprovou a eficácia do curso. Esses resultados apontam não só a importância da LT-EBMSP na construção do conhecimento mas também demonstra seu grande potencial e singular posição no desenvolvimento de atividades extracurriculares.

Palavras-chave: Ensino, trauma, sutura, atividade extracurricular