CHOQUE HIPOVOLÊMICO: PROPOSTA DE MODELO PARA ACESSO VENOSO PERIFÉRICO

Autor(es): Douglas Travassos; Rômulo Bagano Meneses

Objetivos Apresentar o modelo de manequim para punção de veia periférica desenvolvido pela Liga do Trauma com o intuito de explicar os princípios da reposição volêmica no paciente vítima de choque. Materiais e métodos Materiais: Jornal molhado ou esponja de almofada, sonda de Foley nº 16 (R$3,9), luva de jardinagem em látex amarelo (R$4,9), elástico de moeda, fita isolante, suco artificial sabor groselha, seringa 50ml (R$1,4), jelco nº 16 (R$2,2). Total aproximado R$ 13,00 4 por luva. Método: Enche-se a luva com esponja, coloca-se a sonda no dedo médio fixando-a externamente com o elástico. A sonda deve ficar em contato com a superfície interna da luva. A abertura da luva deve ser lacrada com fita isolante deixando a extremidade em Y da sonda para fora. A seringa com suco deve ser colocada no orifício principal da sonda e pressionada no ate de uso. A literatura aponta que a punção deve ser feita com jelco nº 16 ou maior. Resultados O manequim foi usado nas atividades praticas promovidas pela LT-EBMSP auxiliando na explicação dos princípios da reposição volêmica no paciente vitima de choque. No geral, os alunos optam por esse modelo ao invés dos disponíveis. A resistência da sonda foi uma dificuldade apresentada, mas a maioria dos alunos consegue realizar o procedimento. Sugere-se uma sonda mais mole, porém isso diminui a durabilidade do manequim. A utilização de esponja aumenta a durabilidade do modelo. Conclusão O manequim foi útil ao seu propósito, é substituível porém durável, seus materiais não são caros, e o modelo é facilmente reproduzível. Sendo assim, isso justifica sua utilização como modelo alternativo sobre os atuais manequins, devendo sua utilização ser difundida e incentivada nas escolas médicas e entre os alunos para que possam desenvolver atividades semelhantes com melhores resultados e uma relação custo/benefício favorável.

Palavras-chave: ensino, modelo, acesso venoso periférico, choque