BENEFÍCIOS DO MÉTODO MÃE-CANGURU PARA O RECÉM- NASCIDO DE BAIXO PESO

Autor(es): Kamilla Soares Silva; Pollyana Coelho Valois; Rafaela Sousa dos Santos; Renata da Silva Monte Santo Costa

O Método Mãe- Canguru é disposto como uma alternativa humanizadora do cuidado de recém-nascidos de baixo peso através do máximo contato entre mãe-bebê, o qual deve ser posicionado verticalmente ou diagonalmente elevado entre os seios maternos, não utilizando fralda, envolto por uma bolsa canguru. Objetiva-se, através da pesquisa caracterizada como uma revisão bibliográfica do tipo exploratória, compreender os benefícios do método mãe canguru em recém- nascidos de baixo peso, descritos em artigos científicos brasileiros, dissertações de mestrado e teses de doutorado, dispostos gratuitamente nas bases de dados Scielo, Capes e Medline no período de 2002 à 2011, utilizando as palavras-chaves: recém-nascido de baixo peso, enfermagem neonatal e humanização da assistência, bem como em publicações técnicas do Ministério da Saúde. Serão excluídos, os artigos disponíveis apenas em língua estrangeira, os disponíveis de forma não-gratuita e aqueles que não abordarem o tema proposto na pesquisa. O material será coletado e, após a leitura exploratória, selecionado de acordo com o nível de proximidade com o objetivo proposto, sendo catalogado pela Liga Acadêmica de Pediatria em Enfermagem. Espera-se com esse trabalho contribuir com a comunidade acadêmica e de saúde na compreensão da importância do método Mãe-Canguru, oferecendo informações para futuros estudos nesta temática, além de sustentar teoricamente o cuidado ao bebê e sua família, oferecendo a reflexão acerca dos benefícios da utilização do método para o recém-nascido de baixo peso.

Palavras-chave: recém-nascido de baixo peso, enfermagem neonatal e humanização da assistência