PARÂMETROS SALIVARES E SAÚDE BUCAL EM PORTADORES DE PERIODONTITE CRÔNICA

Autor(es): Paulo Cirino de Carvalho Filho; Soraya Castro Trindade; : Roberto Jose Meyer Nascimento ; Márcia Tosta Xavier

A doença periodontal é um problema de saúde prevalente em todo o mundo. Ela pode ser descrita como alterações patológicas nos tecidos periodontais, de causalidade multifatorial, onde bactérias do biofilme subgengival são as principais determinantes. Pode ser dividida em dois grupos: a gengivite e a periodontite. Alterações salivares induzidas pela doença foram encontradas em pacientes com periodontite crônica quando comparados a indivíduos sadios. Observou-se uma elevação na quantidade de uréia e cálcio e na atividade da fosfatase alcalina e uma diminuição da quantidade de proteínas totais. O pH salivar se mostrou ligeiramente maior. Considerando o papel protetor da saliva na cavidade oral e os relatos de alterações salivares em portadores de doença periodontal, este projeto visa à determinação de parâmetros salivares em 20 indivíduos com periodontite crônica e em 20 sem a doença, participantes de um estudo sobre a resposta imune celular e apoptose relacionadas à periodontite crônica. Serão avaliados: índice de cárie (número de dentes cariados em relação ao total), dieta cariogênica e hábitos de higiene bucal. Serão determinadas a concentração salivar de cálcio, proteínas totais, fosfato e uréia empregando kits comerciais específicos. Espera-se encontrar diferenças entre os parâmetros salivares de indivíduos portadores de periodontite crônica quando comparados com aqueles sem a doença. Espera-se, ainda, que os resultados obtidos neste projeto permitam fornecer dados auxiliares para o diagnóstico e tratamento deste grupo de pacientes. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (025/2010).

Palavras-chave: Doença periodontal; saúde bucal; saliva