A Importância do Uso de Vídeos na Docência da Medicina e no Processo Ensino-aprendizagem.

Autor(es): Victor Araujo Felzemburgh, Isadora Bulhões Maia, Jose Humberto Oliveira Campos

Introdução: Novas possibilidades e necessidades referentes ao processo de ensino-aprendizagem no curso de Medicina vêm surgindo. O antigo, e ainda atual, Ensino Presencial, onde professores dão aulas aos alunos, que na maioria das vezes se comportam passivamente, não colaborando de forma ativa para o próprio conhecimento, está cada vez mais sendo enriquecido com outros métodos de ensino. A utilização de vídeos na educação garante a dinamização de uma aula e facilitam a compreensão e assimilação dos assunto. Objetivo: Objetivo Geral: Avaliar a influência da utilização de vídeos na curva de aprendizagem de alunos do curso de Graduação em Medicina. Metodologia: Foi realizada a filmagem dos procedimentos referentes às aulas práticas da disciplina de Técnica Operatória, segundo o Manual da Monitoria. Estes vídeos pilotos foram disponibilizados aos acadêmicos, que cursavam essa disciplina, uma semana antes de cada aula prática, para que eles os assistissem antes da respectiva aula. Foi aplicado um questionário que avaliava cada vídeo como um veículo de informação, objetivo, com 15 questões, para cada aluno, a cada semana. A partir da análise desses questionários, os vídeos pilotos foram aprimorados, sendo acrescidos áudios, legendas e imagens, e disponibilizados à nova turma, que assistiu aos vídeos e respondeu os questionários, semanalmente, semelhante à pesquisa anterior. Para a análise estatística, foi utilizado o SPSS versão 14 Resultados/Resultados esperados: Houve mais de 4 mil acessos aos vídeos. Uma média de 52 alunos, dos 101 participantes da última etapa do projeto, responderam todos os questionários,sendo analisados 467, onde foi visto que: uma média de 95,65% dos alunos concordaram que os vídeos acrescentaram os seus conhecimentos; uma média de 95,03% dos alunos concordaram que os vídeos possuíam as informações de forma clara; e uma média de 99,2% dos alunos discordaram que os vídeos substituem a aula prática, auxiliada por monitores.

Palavras-chave: Vídeo. Ensino. Medicina.