Avaliação de Inflamação Subclínica Através de Pcr-as em Mulheres com Excesso de Peso.

Autor(es): Maria de Lourdes Lima, Lucas Lima Olivieri, Paulo Meira Góes, Ana Marice Ladeia, Armênio Guimarães, Rider May Cedro, Maria de Lourdes Lima de Souza e Silva

Introdução: O tecido adiposo, previamente considerado apenas um reservatório de gordura, é agora conhecido por desempenhar um papel ativo na secreção de imunomoduladores. Evidências recentes afirmam que a obesidade está associada a uma resposta inflamatória crônica de baixo grau. A associação do excesso de peso com níveis alterados de Proteína C Reativa de alta sensibilidade (PCR-as) está descrita na literatura e tem sido relacionada a um aumento do risco cardiovascular. Objetivo: Determinar a prevalência da elevação da PCR-as em mulheres com excesso de peso e correlacionar seus níveis com fatores de risco cardiovascular. Metodologia: Foram estudadas 73 mulheres com excesso de peso, acompanhadas em um ambulatório de obesidade e submetidas à avaliação clínica e laboratorial. A PCR-as foi dosada pelo método de Nefelometria (VR: até 3,0 mg/L). Na análise dos resultados, a comparação das médias dos grupos com PCR-as elevada e normal foi feita pelos testes T-Student ou Mann-Whitney. A correlação entre variáveis foi feita pelos testes Pearson ou Spearman. Foi feita a análise por razão de prevalência e intervalo de confiança das variáveis, tendo a PCR-as elevada como desfecho. Resultados/Resultados esperados: A PCR-as elevada foi detectada em 51,7% da população, apresentando média de 3,74 + 2,86 mg/L. Houve uma forte correlação entre a elevação de PCR-as e de IMC (r = 0,29; p = 0,027). A média dos valores de PCR-as foi significativamente superior nas mulheres com hiperglicemia (p = 0,047). A obesidade foi a principal condição que influenciou o desfecho do aumento de PCR-as (RP = 4,0; IC = 1,31 - 12,20).

Palavras-chave: Obesidade. Inflamação. Proteína C-Reativa