Relação entre à Saúde Mental dos Pais e Gravidade dos Sintomas de Autismo

Autor(es): Samuel Bezerra Machado Junior, Meline Ivone Oliveira Celestino, Milena Pereira Pondé

Introdução: Transtornos do espectro autista são alterações de neurodesenvolvimento que envolvem deficiências fundamentais no funcionamento social e comunicação. Ao se avaliar essas crianças, uma atenção especial deve ser dada à saúde mental dos seus pais. A presença de transtorno mental nos pais pode ter forte impacto na dinâmica familiar e levar diretamente à desestabilização dos seus filhos. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo estimar a prevalência de sintomas de ansiedade e depressão em pais de crianças com diagnóstico de autismo e correlacionar com a gravidade dos sintomas dos filhos. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, de corte transversal. A população alvo foi alunos de uma escola especializada para crianças autistas na Bahia. A amostra do estudou contou com 106 pais/crianças. Foram utilizados os seguintes instrumentos com os pais: ficha de dados sócio-demográficos, a versão em português da escala HADS (Hospital Anxiety and Depression Scale) para avaliar a sintomatologia dos cuidadores e a versão em português da ABC (Aberrant Behavior Checklist) para avaliar gravidade dos sintomas das crianças.Os pais foram dicotomizados em dois grupos: DOENTES (somatório de pontos da escala o indicativo de ansiedade e/ou depressão) e NÃO-DOENTES (quando o somatório de pontos fosse inferior ao ponto de corte). Covariáveis foram distribuídas conforme a variável de exposição. Resultados/Resultados esperados: A amostra era composta na maioria por mães (79,2%), com a média de idade de 41 anos.33% apresentou quadro de ansiedade, 26,4% depressão e 18% as duas desordens. Dentre os cuidadores sem AD (ansiedade e/ou depressão), 10,8% tinha filhos com sintomas autísticos graves, contra 34,1% dos pais sem AD (p=0,009.Mães até 30 anos tinham mais AD: 57,1%, contra 14,9% do grupo entre 30 e 45 anos e 31,8% do grupo com idade superior a 45 anos(p=0,01).

Palavras-chave: Autismo. Cuidadores. Ansiedade. Depressão