Proteína C-reativa e Função Endotelial em Mulheres com Excesso de Peso

Autor(es): Raphael Ribeiro Sampaio, Ana Marice Teixeira Ladeia

Introdução: A obesidade é uma doença complexa, multifatorial, possui caráter inflamatório e está associada à maior risco cardiometabólico. Existem recentes relatos que associam uma elevação de Proteína C-Reativa (PCR) a disfunção microscópica do endotélio. Objetivo: Avaliar se existe associação entre níveis séricos de PCR e função endotelial em mulheres com sobrepeso/obesidade.PCR e variáveis antropométricas.Função endotelial e uso de medicações(AL, AH, hipoglic) Metodologia: Estudo de corte transversal,analisou dados secundários de pacientes atendidas no Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana (ADAB),como parte do Projeto "Excesso de peso e doença cardiometabólica".Foram incluídas no estudo pacientes com sobrepeso/obesidade que tinham PCR e exames de função endotelial já realizados e inseridos no banco de dados do PEPE.Foram excluídas pacientes com PCR = 10 mg/L ou que estavam em uso de medicamentos anti-inflamatórios.Dosagem de PCR foi realizada por nefelometria.Avaliação da função endotelial foi realizada por ecocardiografista. Análise estatística foi realizada no software SPSS 14.Foi feita estatística descritiva, correlações por Spearmann e comparação de médias por t-student e WilcoxonMann-Whittney.Foram estatisticamente significantes valores de p<0,05 Resultados/Resultados esperados: A população foi exclusivamente não tabagista com um Índice de Massa Corpórea(IMC)de 32,37±5,06kg/m2,com mediana de PCR igual a 2,59mg/L e dilatação mediada por fluxo(DMF) igual a 8,75%±5,22%.Houve tendência associativa entre PCR e IMC (rs=0,309;p=0,06),bem como PCR e Circunferência abdominal(rs=0,281;p=0,09).Não houve correlação entre PCR e disfunção endotelial.Não houve diferenças das variáveis de disfunção endotelial nem de PCR nos grupos em uso de medicações(antilip,AHiperte,hipoglicemiantes)

Palavras-chave: Obesidade. Disfunção endotelial. Proteína C-reativa