Perfil dos Pacientes Sob Risco de Ei Admitidos em Hospital de Referência em Salvador-BA

Autor(es): Marta Silva Menezes, Karilena Fernandes Souza, Marta Silva Menezes

Introdução: A endocardite infecciosa (EI) é uma grave afecção cardíaca que, se não tratada, apresenta prognóstico sombrio.O declínio da febre reumática em países desenvolvidos modificou o perfil dos pacientes acometidos pela EI, porém em nosso meio,ainda verifica-se elevada incidência de doença cardíaca estrutural, sendo esses pacientes os principais alvos das complicaçoes da EI. Trata-se, pois de condição de elevada morbimortalidade, e a proposta de aplicação de profilaxia efetiva é de extrema importância. Objetivo: Descrever o perfil sócio-demográfico e clínico de pacientes com valvulopatia reumática crônica ou com diagnóstico de EI e identificar demais fatores de risco para EI nessa população Metodologia: Estudo descritivo. Realizada entrevista e anotação de dados de prontuário de pacientes sob risco ou com diagnóstico de EI admitidos em hospital de referência em cardiologia na cidade de Salvador- BA, no período de agosto/2011 a julho/2012. Mediante assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, os pacientes foram abordados por pesquisadores que utilizaram formulários padronizados,sendo avaliados o perfil demográfico, clínico e exames complementares, cuja análise estatística foi feita através do programa SPSS. O trabalho de pesquisa contou com o apoio financeiro da bolsa de iniciação científica PIBIC-Bahiana. Resultados/Resultados esperados: A amostra do estudo constou de 120 pacientes.A média de idade foi 38,32 anos.Houve predomínio do sexo feminino 77(64%) e do total de pacientes a maioria (66%) referiu ser de cor parda e de baixa renda.Com relação à procedência, 80 (67%) pacientes eram da zona urbana e 39 (32%) provenientes da zona rural. Em relação ao nível de conhecimento sobre EI, 105 (88%) não sabem o que é a doença,114 (96%) desconhecem medidas de prevenção e ainda 65(54%) afirmam que não freqüentam consultório odontológico.

Palavras-chave: Endocardite infecciosa. Valva protética. Profilaxia. Perfil clínico.