Conhecimento dos Estudantes de Medicina sobre o Sistema Único de Saúde

Autor(es): Jáder Pereira Almeida, Juarez Pereira Dias

Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das principais vitórias na história da democracia do Brasil, porém, mesmo depois de mais de 20 anos da sua criação, percebe-se que ainda existe um enorme abismo entre os seus princípios e o que se encontra na realidade. É nesse contexto que diversos pesquisadores se questionam: será que os estudantes da área de saúde, dentre estes os de medicina, estão sendo preparados para lidar com o contexto social e de saúde em que a população está submetida? Objetivo: O objetivo do trabalho foi identificar o nível de conhecimento dos estudantes de medicina sobre o SUS. Metodologia: Os dados foram obtidos através de um questionário com 13 questões sobre os Princípios/Doutrinas/Diretrizes do SUS, aplicado aos estudantes de uma faculdade particular do nordeste brasileiro, no período de abril a agosto de 2011. Foram selecionados 224 de um total de 1.221 alunos, de modo sistemático, distribuídos igualitariamente entre os doze semestres do curso. Foi avaliada a freqüência de acertos dos alunos, a Análise de Correlação utilizando o Coeficiente de Pearson entre o número de acertos e os semestres do curso, e o teste Qui quadrado, para verificação de variáveis estatisticamente significantes (<0,05). O trabalho foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa atendendo aos requisitos da resolução no art. 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados/Resultados esperados: A média de acertos foi de 7,8 +/- 2,1. A nota mínima encontrada foi 2 e a máxima, 13. A maioria dos alunos, 59,8%, apresentou resultado insatisfatório com relação ao questionário. Os piores resultados estão relacionados aos alunos do 5º ao 8º semestre do curso; à renda familiar entre 21-30 salários-mínimos; e com aqueles que desejam trabalham somente no setor privado de saúde. A análise de correlação entre o número de acertos e o semestre do curso apresentou r: - 0,073 (p= 0,28).

Palavras-chave: estudantes. conhecimento. sistema. público. saúde