Percepção de Discentes de Odontologia sobre Pacientes Portadores de HIV, HBV e HTLV

Autor(es): Thaíse Meira Gomes, Marina Cardoso Cartibani dos Santos, Alena Ribeiro Alves Peixoto Medrado e Silvia Regina de Almeida Reis

Introdução: Um grande número de infecções potencialmente transmissíveis pode acometer os profissionais de saúde, destacando-se aquelas causadas pelos vírus HIV, HBV e HTLV Objetivo: Descrever a percepção de alunos de odontologia de uma Instituição de Ensino Superior privada no que diz respeito aos sentimentos e apreensões ao lidar com pacientes HIV, HBV e HTLV soropositivos Metodologia: Foi realizado um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando a História Oral Temática para coleta e análise de dados Resultados/Resultados esperados: Ainda há desconhecimento sobre o vírus HTLV e que a maior apreensão dos estudantes centralizou-se no vírus HIV, embora a infecção pelo HBV represente maior risco ocupacional para os cirurgiões-dentistas.

Palavras-chave: HBV; HTLV; HIV; Epidemiology