Percepção dos Alunos do Curso de Odontologia da EBMSP no Atendimento à Pacientes Especiais

Autor(es): Julia dos Santos Vianna Neri, Antonio Marcio Teixeira Marchionni, Antonio Marcio Teixeira Marchionni

Introdução: Lidar com pacientes portadores de condições sistêmicas alteradas, ainda consiste em um grande desafio para os profissionais da área de saúde. As dificuldades frente aos problemas psico-sociais ou motores, interferem na colaboração do paciente à assistência odontológica. Portanto, é de fundamental importância que desde a graduação os alunos estejam preparados a lidar com pacientes especiais afim de intervir da melhor maneira possível no tratamento e qualidade de vida destes pacientes. Objetivo: O objetivo deste estudo é registrar os sentidos construídos pelos alunos da EBMSP no atendimento à pacientes especiais. Metodologia: estudo descritivo exploratório qualitativo, a partir da abordagem sobre pacientes com deficiência mental e sindrômicos, foi realizado durante o ano de 2010.2/2011.1, no curso de Odontologia da EBMSP.A metodologia adotada neste estudo contemplou duas fases interdepentes e distintas: Na primeira fase, uma revisão sistemática da literatura foi realizada, e na segunda parte da pesquisa foram realizadas vinte entrevistas através de um questionário com doze questões subjetivas. As entrevistas foram realizadas em horário ambulatorial com alunos que já tinham cursado a disciplina de Odontologia Especial. Resultados/Resultados esperados: Através deste estudo, espera-se corroborar outras investigações descritas na literatura que revelaram a grande falta de preparo dos profissionais de saúde no manejo dos portadores de deficiência mental e sindrômicos. Ademais, através do contato direto com os discentes, será possível divulgar e promover uma conduta ética e responsável, isenta de preconceitos, no que diz respeito à abordagem dos pacientes portadores destas condições.

Palavras-chave: sentimentos . pacientes . speciais, alunos