O Estudo do Colágeno e das Fibras Elásticas em Lesões Inflamatórias Bucais

Autor(es): Kariza Vargens Diniz Correia, Silvia Regina de Almeida Reis, Alena Ribeiro Alves Peixoto Medrado, Thiara de Souza Lima Lopes, Alena Ribeiro Alves Peixoto Medrado e Silvia Regina de Almeida Reis

Introdução: O principal constituinte do tecido conjuntivo é a matriz extracelular a qual consiste em diferentes combinações de proteínas fibrosas e de substância fundamental amorfa. Sabe-se que a matriz é uma estrutura dinâmica, apresentando constantemente atividade de síntese e remodelamento dos seus elementos fibrilares, a exemplo do colágeno e das fibras elásticas. Objetivo: Caracterizar a expressão de colágeno e das fibras elásticas existentes na matriz extracelular de lesões inflamatórias bucais. Metodologia: O projeto será submetido ao Comitê de Ética por se tratar de um estudo com material humano. Neste estudo de corte transversal, todos os casos de hiperplasia, granuloma piogênico, granuloma periapical e cisto radicular serão recuperados do arquivo da Disciplina de Patologia Bucal, do curso de Odontologia, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, Brasil, abrangendo um período de 5 anos, de 2006 a 2010. Após revisão das fichas de biópsia catalogadas,serão escolhidas as lesões hiperplásicas e inflamatórias que possuírem bloco de parafina apropriado para o preparo de novas secções,selecionando, assim, 10 casos de cada uma das lesões citadas. As secções teciduais obtidas serão coradas com Sírius vermelho para análise da matriz colagênica e Orceína de Weigert para fibras elasticas Resultados/Resultados esperados: Espera-se comprovar a degradação dos constituintes fibrilares da matriz extracelular, assim como verificar o potencial de reparo do tecido conjuntivo frente ao processo inflamatório que contextualiza as lesões inflamatórias bucais.

Palavras-chave: Colágeno. Matrix extracelular. Inflamação