Projeto de Extensão Universitária: à Escola Dentro da Universidade

Autor(es): Yuki Tany Hirakawa Vieira, Liliane Elze Falcão Lins Kusterer e Marta Silva Menezes

Introdução: A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta. Por isso, possui características singulares nos campos biológicos, psicológicos e sociais. Assim, a difusão do conhecimento, do debate e da ação sobre a importância dos métodos de proteção contra DST's e prevenção da gravidez na adolescência, bem como trabalhos para fortalecer a confiança individual tornam-se importantes ferramentas na educação sexual de caráter preventivo. Objetivo: Obter o perfil do adolescente de escola pública em Salvador quanto ao conhecimento de DST's e prevenção da gravidez bem como dos hábitos em saúde sexual. Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo e transversal, que se utilizou de inquéritos CAP, com seleção aleatória da amostra de estudantes do ensino médio em escola pública de Salvador. A amostra foi composta por 147 adolescentes de escola pública da cidade de Salvador no ano de 2012.O instrumento de coleta de dados utilizado na pesquisa foi um questionário auto-respondido, pré-codificado, anônimo, desenvolvido pelos autores, composto por três seções com perguntas sobre características sócio-demográfica, conhecimento em educação sexual no tocante à DST's e prevenção da gravidez e aspectos sexuais e comportamentais.Para a construção do banco de dados e cálculos estatísticos foi utilizado o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 17. Sendo significativo o p<0.05 Resultados/Resultados esperados: Houve predomínio de adolescentes do sexo feminino (59.5%), pertencentes à religião católica (43.3%). A média de idade foi de 17 anos. Observou-se que a média da primeira experiência sexual foi entre os 14 e17 anos (40.8% dessa amostra), sendo que destes 49.4% possuíam namorado ou parceiro fixo. Aproximadamente 86% dos estudantes afirmaram conhecer alguém que engravidou durante a adolescência e em 51% dos casos foi relatado apoio e compreensão por parte das pessoas mais próximas.

Palavras-chave: Educação em saúde. DST's. AIDS's.Gravidez na Adolescência.