Metodologias Alternativas de Ensino Voltadas para o Incentivo à Aprendizagem

Autor(es): Flávia Cristina Barbosa Lacerda, Déboa Cardoso Lopes, Tatiane de Souza Mançú, Heloíse Sampaio da Costa

Introdução: O nível de desinformação nas escolas, assim como em toda a população sobre a Doença Falciforme é bastante deficiente, prejudicando principalmente os estudantes portadores da Doença Falciforme (DF) no processo de aprendizagem, os quais não conseguem cursar adequadamente o ano letivo pelo alto índice de faltas, justificadas pelas diversas complicações decorrentes da doença, sendo muitas vezes incompreendidos pelos coordenadores institucionais. Objetivo: A Liga Acadêmica da Doença Falciforme desenvolveu jogos como uma proposta inovadora de incentivo ao ensino,criando uma atmosfera lúdica e de troca mútua de conhecimento com os estudantes sobre a DF. Metodologia: O Primeiro jogo, denominado "Oxigênio Amigo" consiste em um jogo dinâmico e interativo, onde serão utilizados alguns materiais para simular os componentes sanguíneos que interagem com as crianças, sendo supostas células vermelhas. O objetivo do jogo é transportar o maior número de gases através dos vasos sanguíneos, levando oxigênio para os tecidos e eliminando gás carbônico no meio. O Segundo jogo, denominado "Falcemia Lúdica", trata-se de um tabuleiro gigante onde os alunos serão os peões e terão que responder a perguntas a cerda da Doença Falciforme para avançar no jogo. O objetivo é chegar ao centro do tabuleiro, acertando o maior número de perguntas. Resultados/Resultados esperados: A Liga Acadêmica da Doença Falciforme espera que a atividade possa passar algum conhecimento sobre as doenças falciformes, ensinando aos adolescentes das escolas sobre a importância das células vermelhas no transporte de gases (O2 e CO2) e como a Doença Falciforme pode atrapalhar nessa função, a qual culmina no ponto de partida para desencadear todas as alterações metabólicas e conseqüentemente da sintomatologia clínica.

Palavras-chave: Metodologias Alternativas; Jogos; Liga Acadêmica da Doença Falciforme - LADF