Programa Criança Zero Cárie

Autor(es): Iris de Souza da Costa, Viviane Maia Barreto de Oliveira, Ana Carla Robatto Nunes e Antistenes Albernaz Alves Neto

Introdução: O tratamento da doença cárie baseou-se por muito tempo na execução de procedimentos restauradores de cavidades nas superfícies dentárias, o que requer investimentos altos e tempo para sua conclusão limitando, dessa forma, o atendimento de um número elevado de pacientes. Porém, a execução de controles periódicos os quais proporcionam o reforço das medidas preventivas e educativas é de suma importância para evitar a recorrência e aparecimento de novas lesões de cárie. Objetivo: Oferecer acompanhamento odontológico através da continuidade do processo educativo e preventivo em saúde bucal aos pacientes que finalizaram seus tratamentos reabilitadores estéticos-funcionais. Metodologia: Participou desse estudo experimental crianças de 3 a 12 anos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública que apresentavam seus tratamentos restauradores finalizados. Estes foram submetidos a perguntas sobre os fatores preditores de risco, ao índice de Green & Vermellion e o índice de placa corada modificada sendo atribuídas pontuações específicas que foram somadas resultando em um escore final que indicará o risco a doença cárie e se o retorno será mensal, trimestral ou semestral. Após a análise desses índices os participantes receberam instrução de higiene oral, profilaxia profissional e aplicação tópica de flúor. Os resultados foram obtidos através da média das três últimas visitas, que serviram para indicar a necessidade de retorno do paciente. Resultados/Resultados esperados: O programa atendeu 43 pacientes. Destes, 11,62% saíram do programa, pois não compareceram as visitas no período solicitado, 60,45% apresentaram necessidade de retorno trimestral , 13,95% com necessidade de retorno semestral, 13,95% com necessidade de retorno mensal. Vale salientar que nenhum dos participantes desenvolveu a doença cárie durante este período e que o programa é de grande importância, pois avalia o paciente de forma individual quanto ao seu controle de biofilme dental.

Palavras-chave: cárie dentária. prevenção e controle