Saúde Bucal de Pré-escolares nos Municípios de Luanda e Cacuaco em Angola- África

Autor(es): Gabriela Stelia Cirilo de Araujo, Marcel Lautenschlager Arriaga

Introdução: A odontologia tem evoluído de um enfoque curativo dos problemas bucais para um olhar mais dinâmico dos determinantes do processo saúde doença. Propósitos como medidas de prevenção e promoção são preconizados precocemente para impedir ou minimizar agravos a saúde bucal da população. A falta de estudos acerca da saúde bucal em crianças de Angola leva-nos a considera-se que assim como no Brasil cárie, fluorose e traumatismo dental também se destaquem entre os problemas de maior prevalência. Objetivo: Verificar a presença de placa visível, cárie e fluorose em pré-escolares da rede pública em Luanda e Cacuaco e apresentar os resultados como parciais de uma pesquisa entre Angola e Brasil. Metodologia: Foram analisados os exames de 100 crianças, sorteadas aleatoriamente, municípios de Luanda e Cacuaco, frequentadoras de escolas de rede pública de Angola. O desenho de estudo foi do tipo corte transversal, onde foi realizado a devida orientação e escovação dentária, executando em sequência um exame clínico visual, em uma amostra de conveniência em dois municípios em Angola. Foi utilizada uma ficha especialmente elaborada para o exame clínico visual nos 100 pré-escolares de ambos os sexos, para detecção de placa bacteriana, cárie e fluorose dentária em todos os pré-escolares que participarão da pesquisa Os exames CPO-d, Dean e IPV foram realizados por uma única examinadora, que foi previamente calibrada, onde foram verificados o percentual de concordância entre os exames e o Kappa. Resultados/Resultados esperados: Os resultados foram comparados entre as duas escolas e poder-se-á comparar as populações em questão, para que haja contribuição de maneira significativa para otimização do planejamento, principalmente, na incorporação de medidas de promoção e prevenção de agravos a saúde bucal das crianças.

Palavras-chave: Saúde bucal. Pré-escolares. Angola