Juventude e Cidadania: Avaliação de um Programa de Ensino na Voz de Egressos e Educadores.

Autor(es): Ângela Cristina Santana Souza, Marilda Castelar

Introdução: Este trabalho é fruto de uma pesquisa mais ampla, intitulada "Direitos Humanos, Ética,Relações Raciais e Racismo na Contemporaneidade. Foi consubstanciado a partir da avaliação de uma experiência da primeira edição do Projovem Urbano de Salvador, ocorrida entre 2008 a 2010. Avaliou-se o funcionamento, os resultados e as implicações na vida dos estudantes, em sua maioria negros, vitimados por desigualdades sociais. Objetivo: Avaliar as possibilidades de inclusão social a partir de um programa público de ensino; descrever a proposta do mesmo e suas repercussões na perspectiva dos educadores e estudantes. Metodologia: Buscou-se, inicialmente, um levantamento bibliográfico sobre os temas tangentes ao assunto abordado; uma análise documental, a partir de relatórios, sites institucionais, resoluções sobre o Projovem Urbano de Salvador. Posteriormente, a partir das vozes dos educadores e estudantes realizou-se uma análise de dados obtidos por meio de dezoito entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e transcritas. Procedeu-se a análise do discurso numa perspectiva sócio histórica com um estudo pormenorizado das seguintes categorias: autoimagem e juventude negra, experiências de racismo vivenciadas, avaliação dos limites e possibilidades na execução/realização do programa e a percepção sobre as possibilidades de inclusão social. Resultados/Resultados esperados: Mediante a análise realizada sobre o tema e das informações e percepções obtidas, pode-se compreender o potencial e a necessidade do programa, para ressignificar aspectos acerca do resgate da autoestima,revalidou a importância da proposta do programa local.Quanto as suas limitações evidenciou-se a necessidade de psicólogos; poucas possibilidades de inclusão social efetiva,devido entraves administrativos; poucos retomaram o processo de educação formal, dificultando efetivar transformações sociais

Palavras-chave: Educação.Projovem Urbano.Juventude.Psicologia.Inclusão

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Anais da MCC., Salvador, v.1, n.3, setembro. 2012, ISSN

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