Militantes Negros na Mídia da Cidade de Salvador

Autor(es): Tainan Silva da Purificação, Jamille Georges Reis Khouri, Marilda Castelar

Introdução: É notável na história da sociedade a constante busca pelo avanço da tecnologia nos meios de comunicação.Em consequência desta busca,foram desenvolvidas novas técnicas e formas de transmitir as informações,viabilizando e ampliando as mídias eletrônicas e impressas,tornando-as ferramentas imprescindíveis do nosso dia-a-dia.Participaram desta construção os militantes do Movimento Negro que tiveram alguma repercussão na mídia Soteropolitana e indiretamente os estudantes e profissionais de psicologia Objetivo: Conhecer a imagem que os militantes possuem da mídia de Salvador,suas impressões e expectativas sobre sua própria imagem e o seu papel;identificar as possíveis estratégias de enfrentamento do racismo. Metodologia: Foram selecionadas quinze pessoas de referências do movimento negro de Salvador que tiveram seu discurso e imagem veiculadas de alguma forma pela mídia soteropolitana nos últimos 5 anos.Esses nomes foram sugeridos por um grupo de psicólogos(as) e estudantes militantes do movimento negro no campo da psicologia e dos contatos do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Bahiana. Utilizamos as diretrizes da história oral para uma melhor compreensão dos discursos trazidos pelos militantes sobre a construção da sua imagem e do seu papel veiculados pelas mídias. As entrevistas foram realizadas com o auxilio de gravação de áudio, posteriormente transcritas e analisadas, sendo esta, a última etapa subsidiada pela análise de conteúdo. Resultados/Resultados esperados: A compreensão da dinâmica e da influência midiática na formação da identidade ficou evidente nos discursos dos militantes, foi possível conhecer uma versão da história do Movimento Negro em Salvador, a história de vida dos entrevistados e o processo de construção da visibilidade do movimento negro nas mídias soteropolitanas. Entretanto constatou-se que a mídia soteropolitana ainda não deixou de veicular estereótipos e imagens negativas relacionadas ao negro.

Palavras-chave: identidade.militantes.mídia.psicologia.racismo