Autor(es): Luciana de Mattos Dias, Luciana de Mattos Dias
Introdução: Atualmente é crescente o reconhecimento da importãncia da primeira infância (0 a 6 anos) no desenvolvimento humano, bem como dos direitos que precisam ser garantidos específicamente a esta faixa etária, como a Educação Infantil de qualidade.No Brasil, as crianças de 0 a 6 anos compõem o segmento mais vulnerável da população(IBGE, 2006). Este trabalho apresenta dados atualizados sobre os cenários da educação infantil no Brasil e busca problematizar possíveis papéis da Psicologia neste contexto. Objetivo: Fornecer dados atuais dos cenários da primeira infância e da educação infantil brasileira; Oportunizar ampliação de conhecimentos sobre possibilidades de atuação do psicológo neste contexto. Metodologia: Este trabalho é decorrente de estudos teóricos, de levantamento documental e da sistematização de dados a partir da atuação da autora na área de monitoramento e avaliação de programas sociais no campo da educação infantil no nordeste, experiência que vem se articulando e validando a leitura dos dados disponíveis sobre condições atuais da primeira infancia e da educação infantil no Brasil. Resultados/Resultados esperados: Este estudo aponta a grande demanda de qualificação das equipes que atuam diretamente na Educação Infantil, através da criação de programas de formação continuada numa perspectiva reflexiva, através de metodologias ativas que envolvam os sujeitos e potencializem suas formas de construção de conhecimentos em conexão com seus contextos de atuação. Este cenário aponta diversas possibilidades de atuação do psicologo na Educação infantil e urgencia do reconhecimento de seu papel ns politicas publicas
Palavras-chave: infância. educação infantil.direitos.psicologia educacional.
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