Avaliação da Balneabilidade das Praias da Barra à Itapuã da Cidade de Salvador- Ba

Autor(es): Mariana de Araújo Silva, Marianna Neves da Rocha Soares, Marcelo Moreira da Silva Queiroz, Thaís Carvalho Santos, Juliana Neves Guimaraes, Rebecca Magalhães Moura, Sidney Carlos de Jesus Santana e Luis Sergio Santos Nunes

Introdução: O controle da balneabilidade enfoca principalmente a qualidade microbiológica das águas. Com base nisso, o presente estudo tem por objetivo avaliar os índices de balneabilidade das praias localizadas ao longo do percurso dos bairros Barra - Itapuã de Salvador-BA, correlacionando-os com índices pluviométricos, escoamento de esgoto sanitário e deságua dos rios, dos meses de janeiro de 2011 à janeiro de 2012. As informações deste estudo foram obtidas de portais de dados públicos. Objetivo: Avaliara a balneabilidade das praias da Barra à Itapuã dos meses de janeiro de 2011 à janeiro de 2012. Metodologia: As informações compiladas neste estudo foram obtidas de portais de dados públicos. Boletins de Balneabilidade do período de Janeiro de 2011 à Janeiro de 2012, com exceção dos meses de julho e agosto de 2011, estão disponíveis nos portais: INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e SEIA (Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos). Informações a cerca do clima e pluviosidade estão acessíveis no INMETE (Instituto Nacional de Meteorologia). Dados acerca da população, como acesso à saneamento básico, foram obtidos no portal do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e informações sobre os emissários submarinos da cidade de Salvador estão disponíveis no site da Embasa. Resultados/Resultados esperados: Os resultados obtidos mostram que é necessária uma melhoria no esgotamento sanitário da cidade além do estabelecimento de programas educacionais para a população de forma a diminuir a contaminação por lixo. A dificuldade de encontrar estudos prévios acerca do assunto comprovam que atividades como esta são importantes.

Palavras-chave: balneabilidade. Praia. Barra. Itapuã