Avalição da Cárie Oclusal dos Primeiros Molares Permanentes em Fase Eruptiva.

Autor(es): Samantha Souza Rocha, Samantha Souza Rocha, Antonio Pitta Correa

Introdução: A erupção dos dentes reproduz um impacto na composição da microbiota bucal, já que eles irão fornecer um novo tipo de superfície e novos microambientes. Por isso, desde que o primeiro dente erupciona na cavidade bucal, estando ele em qualquer altura, ele pode começar a manifestar os primeiros sinais da doença cárie. No início da idade escolar, a definição de fatores que indiquem maior probabilidade de doença cárie, torna-se fundamental, pois pode favorecer medidas preventivas. Objetivo: - Avaliar o risco de cárie na superfície oclusal de primeiros molares permanentes durante a fase de erupção.- Conhecer a prevalência da cárie dentária, presente na superfície oclusal de primeiros molares permanentes, em escolares na faixa etária de 5 a 8 anos de idade. - Verificar a associação entre a cárie dentária na superfície oclusal de primeiros molares permanentes em seus estágios de erupção. - Identificar a necessidade de implementação de medidas específicas para prevenção da ocorrência de cárie durante o período de erupção dos molares. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo transversal, onde será realizada uma análise comparativa, da experiência de cárie nos primeiros molares na fase eruptiva em escolares na faixa etária de 5, 6, 7, e 8 anos, matriculadas no Centro de Integração Familiar (CEIFAR) em Salvador- Ba, sendo 20 em cada grupo de idade. Está sendo esperado o exame de no mínimo 240 primeiros molares permanentes. Serão realizados exames clínico nos escolares por um único examinador previamente calibrado, no consultório móvel instalado no CEIFAR, após o paciente ser submetido a higiene oral supervisionada por acadêmicos do curso de odontologia. Serão registrados como indicadores, os índices ceo-d e CPO-D e o índice de Aparência Clínica da Superfície oclusal e os estágios de erupção do primeiro molar, e atividade de cárie. Resultados/Resultados esperados: Espera-se com esta pesquisa, observar a atividade de cáries nessas crianças, com o intuito de avaliar a real necessidade de intervenções clínicas, como método de prevenção da doença cárie.

Palavras-chave: Cárie dentária; dente molar; erupção dental; prevenção