Projeto Candeal: Índice de Massa Corporal, em Pacientes com Hipertensão e Diabetes.

Autor(es): Joana Andrade, Brysa Mariana Silveira , Constantino Rios , Nailu Bonfim , Ticiana Assemany Cruz, Léa Maria dos Santos Lopes Ferreira

Introdução: O projeto Candeal proporciona a implementação de trabalhos de prevenção a saúde que se complementam em um estudo educacional e técnico. Geralmente se verifica que a partir de análise de certos hábitos alimentares, somados a avaliação do índice de massa corporal e a carência de informações a população necessita de respostas que levam suas atitudes rotineiras proporcionarem a doenças como hipertensão e diabetes. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo realizar trabalhos de intervenções em hábitos alimentares com hipertensos e diabéticos da comunidade Amazonas, Cabula,através do Projeto Candeal. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e observacional, realizado no Condomínio Amazonas, na sala da paróquia Ceia do Senhor e Santo Andre Apostólico, durante a quinta-feira dos meses de abril a junho de 2012 no horário da 8:00 às 11 horas. O primeiro momento, era realizado a ficha dos pacientes, alunos monitoravam histórico familiar, hábitos alimentares e de vida, adiante passava pela triagem, entre pressão arterial, teste de glicemia e índice de massa corporal. Neste momento os alunos conversavam com os pacientes sobre a situação de saúde e dos hábitos rotineiros para aconselhar há ter uma boa qualidade de vida. No momento em que era realizado o índice de massa corporal, peso sob altura ao quadrado, e também a circunferência do abdômen, relacionavam seus hábitos de rotina.I Resultados/Resultados esperados: O processo de IMC, era realizado em momento final da triagem,passando assim dicas de boa alimentação, era verificado a circunferência do abdômen, sendo o valor limite referencial para mulher 88 cm e para os homens 102 cm. (Segundo BARROS, pág 189). Foi verificado os dados antropométricos, peso, altura, circunferência do abdômen. Para as mulheres, foi avaliado que dentre as onze mulheres avaliadas, apenas três dentre elas estavam nos valores ideais, e somente um homem acima do referencial.

Palavras-chave: Índice de Massa corporal, Alimentação saudável. Hipertensão. Diabetes.