O Primeiro Contato de Estudantes de Enfermamgem com à Assistência na Atenção Básica

Autor(es): Anna Clara Paim de Cerqueira Santiago de Freitas, Briane Montenegro Sampaio de Santana, Jessica Barbosa Mendes Capirunga, Gardênia Ingrid Leal de Sá Marques Santos, Flavia Macedo Menezes, Catia Suely Palmeira

Introdução: A Atenção Básica é composta pelas ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que visam à promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. O estágio curricular na Atenção Básica possibilita a interação do estudante em enfermagem com os usuários do SUS, possibilitando a aplicação dos conhecimentos teóricos em vivencia e atuação na Atenção Básica. Objetivo: Relatar a vivência prática de discentes na Atenção Básica e descrever o perfil de saúde dos pacientes atendidos. Metodologia: O estudo consiste em um relato de experiência de discentes do 4º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A atividade prática está vinculada a grade curricular da disciplina Saúde Coletiva I, e ocorreu em outubro de 2011 no ADAB, perfazendo um total de cinco encontros semanais. As atividades eram compostas pela consulta de enfermagem com pacientes hipertensos e diabéticos e atividades em educação em saúde em sala de espera. Na consulta era realizada a escuta ativa do paciente com relação aos seus problemas de saúde e hábitos de vida; exame físico com aferição da PA e glicemia, medida da circunferência abdominal, peso e altura (IMC); e por ultimo a promoção de orientações voltadas para o controle dos agravos e para o autocuidado. Resultados/Resultados esperados: Os 13 pacientes atendidos apresentavam o seguinte perfil: idade entre 46 e 72 anos, predominância de mulheres, maioria com excesso de peso, sedentários e usando antihipertensivos. As principais orientações foram relacionadas mudanças no estilo de vida. As atividades e procedimentos realizados na consulta de enfermagem e na sala de espera permitiram aprendizagem e troca de experiências com a população assistida e oportunidade de agir, intervindo na promoção da saúde, prevenção de riscos e agravo.

Palavras-chave: estudantes de enfermagem. atenção básica. hipertensão.