Relato de Experiência: Enfermagem

Autor(es): Adriana Cristina Oliveira Araújo de Lucena, Débora Cardoso Lopes, Elisabete Rodrigues Gama, Naira Roberta Braga Teixeira, Marcela Silva Vieira, Robelia Dorea da Silva

Introdução: As doenças crônicas como a hipertensão e diabetes por não terem cura, têm uma evolução demorada, o que representa grandes gastos para o SUS, além de trazer grandes alterações para as dinâmicas familiares. Para tentar reduzir a demanda hospitalar e a morbimortalidade, a Atenção Básica funciona como apoio de atendimento a esses pacientes, representando um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção da saúde, a prevenção de agravos, a reabilitação e a manutenção. Objetivo: Relatar a experiência das estudantes de enfermagem do 4º semestre da E.B.M.S.P vivenciada na atenção básica e traçar o perfil dos pacientes atendidos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, realizado no período de Out. a Nov de 2011 no 14º Centro de Saúde Mário de Andrade, na cidade de Salvador-BA. A prática deu-se com pacientes inscritos no Programa Hiperdia atendidos através da consulta de enfermagem. Resultados/Resultados esperados: Foram realizados 111 atendimentos, onde 46% apresentaram valores pressóricos elevados. Avaliando o índice de massa corpórea, 2% dos pacientes estavam abaixo do normal, 38% na faixa do sobrepeso, 19% com obesidade grau I, 7% com obesidade grau II e 3% com obesidade grau III. Constatou-se que a equipe de enfermagem tem um importante papel, atuando na promoção à saúde e na qualidade da assistência para clientela atendida. Uma oportunidade de vivenciar o que foi construído teoricamente.

Palavras-chave: atenção básica. obesidade. hipertensão. diabetes.