Perfil dos Acidentes com Material Biológico em Graduandos do Curso de Enfermagem

Autor(es): Queila Borges de Oliveira, Rafaela Sousa dos Santos, Cristiane Magali Freitas dos Santos

Introdução: O trabalho da enfermagem no campo hospitalar expõe os profissionais a riscos diversos, sejam eles, ergonômicos, físicos, químicos, biológicos e psicossociais. Neste vasto campo de prestação do cuidado, inserem-se os estudantes de enfermagem que desenvolvem atividades práticas curriculares vinculadas ao seu processo formativo, tornando-se expostos aos mesmos riscos ocupacionais dos profissionais atuantes na área. Objetivo: Traçar o perfil dos acidentes com material biológico entre os graduandos do curso de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura em que se pretende verificar o perfil dos acidentes com material biológico entre os graduandos de enfermagem, realizada através de um levantamento bibliográfico retrospectivo nas seguintes bases de dados: LILACS, MEDLINE, SCIELO. Foram obtidos 21 artigos avaliados como de importância para criação deste trabalho. Posteriormente, foram catalogados, analisados e selecionados pelo conteúdo disposto nos resumos, 10 (dez) artigos que convergiam diretamente com o objetivo do estudo. Após a leitura das obras foi feito um fichamento contendo as variáveis do estudo, bem como resumo do texto. Os artigos incluídos no estudo foram aqueles cuja abordagem estava direcionada aos estudantes de enfermagem acidentados com material biológico. Resultados/Resultados esperados: Os acidentes entre os estudantes ocorreram em sua maioria com exposição cutânea, cuja região topográfica mais atingida foi a mão devido a sua utilizada para realização de procedimentos. Em relação ao material biológico o sangue, a secreção orotraqueal e urina com sangue visível foram os materiais mais citados nos artigos analisados. A contaminação pelo vírus da hepatite B foi o de maior frequência entre os estudantes, salientando a importância da vacinação como método preventivo.

Palavras-chave: biossegurança. estudantes de enfermagem. acidentes ocupacionais.