A Humanização Identificada por Alunos Formandos de Enfermagem no Estágio Supervisionado.

Autor(es): Luana Lima Pereira da Silva, Sandra Dultra Cabral Portela

Introdução: A importância das práticas de humanização em saúde possibilita o resgate do humano em si. O debate sobre humanização indica de que além do atendimento fraterno e humano, esta ação procura aperfeiçoar os conhecimentos continuadamente, valorizando, no sentido antropológico e emocional, todos elementos implicados no evento assistencial. Sendo assim, este atendimento, deve sempre valorizar o respeito afetivo ao outro e prestigiar a melhoria na vida de relação entre as pessoas em geral. Objetivo: Analisar a partir do saber dos alunos formandos em enfermagem o que estes identificam como ações humanizadas realizadas pelos profissionais de saúde durante o estágio supervisionado curricular. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa, já encaminhada ao Comitê de ética da Instituição, que é do tipo exploratório, descritivo e com abordagem qualitativa e quantitativa. O estudo será realizado em escolas de ensino superior de enfermagem autorizadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação seja de aporte público ou privado e que tenham aluno(a)s formando(a)s de enfermagem. Os estudantes formandos em enfermagem que estão em estágio supervisionado curricular , no último ano do curso serão os sujeitos do estudo. Os critérios exigidos pelo Conselho Nacional de pesquisa em Saúde, lei 196/96 serão respeitados. Será realizado uma análise documental dos registros que possam ser identificados sobre a existência de Política de Humanização do Sistema Unificado de Saúde(SUS) ou atividadades humanizantes. Resultados/Resultados esperados: Espera-se que esta pesquisa sobre humanização contribua para uma ampliação de parâmetro profissional, acadêmico e social estimulando o fortalecimento das discussões sobre o cuidado humanizado aprimorando ofertas de mudanças sustentáveis no modelo de atenção e gestão.

Palavras-chave: Humanização. Enfermagem. Assistência