Ensinando Saúde no Ambiente Escolar: Estratégias.

Autor(es): Artur Gomes Dias Lima, Artur Gomes Dias Lima

Introdução: Quaisquer combinações de experiências de aprendizagem delineadas com vistas a facilitar ações conducentes à saúde são de fundamental importância para educação e prevenção de doenças. Com uma visão interdisciplinar, o grupo agiu na intenção de trabalhar a educação em saúde a partir de pequenas ações que possuem um grande efeito final na saúde coletiva.O trabalho com crianças é importante, visto que elas são importantes no sentido de multiplicação do conhecimento em saúde. Objetivo: Desenvolver uma metodologia de trabalho interdisciplinar junto à comunidade, no campo da Educação para a Saúde; Despertar a atenção das crianças para assuntos relacionados à saúde e meio ambiente; Metodologia: Foram desenvolvidas intervenções educativas na Escola Robertinho, com 90 alunos do ensino fundamental, com idades entre 6 e 10 anos, utilizando-se diferentes estratégias de ensino para prevenção de doenças. O Grupo de trabalho era composto por quinze discentes dos cursos de Medicina, Biomedicina, Odontologia, Enfermagem e Psicologia. Estes discentes demonstraram na prática, por meios de seus conhecimentos teóricos adquiridos na EBMSP, realizando intervenções para conscientização e educação em saúde. Atividades lúdicas e participativas, como produção artística com giz de cera, lavagens das mãos, leitura de obras infantis, utilização do acervo de artrópodes para ilustrar a relação entre o meio ambiente e os aspectos em saúde, lanche saudável e práticas de higiene. Resultados/Resultados esperados: Os graduandos participantes do Projeto, desenvolveram e aprenderam estratégias para trabalhos em Saúde Comunitária, desenvolvendo habilidades para futuros trabalhos nessa temática e estimulando a humanização. É importante salientar que o trabalho aqui apresentado é continuo e, a cada semestre, novas turmas são formadas e novas comunidades são visitadas para realização deste trabalho. A educação preventiva, desenvolve o potencial da comunidade e melhora sua saúde e qualidade de vida.

Palavras-chave: Educação em Saúde